segunda-feira, 7 de maio de 2012

Frango com polenta da mamãe

Nesta semana que antecede ao dia das mães, vou aproveitar para homenagear as mamães da minha família, trazendo a cada dia um prato preferido por elas. Comida para a mamãe é o prato que ela mais gosta. Aquele prato que ela come até sem ter fome, se está sem apetite é o que abre o apetite e se está dodói, é o que reconforta. Como não poderia deixar de ser, o primeiro prato é o que minha mãe gostava - Frango no molho e uma polenta bem molinha. E com isso quero estimular você a pensar no prato preferido de sua mãe,para colocar a mão na massa e preparar com todo o carinho, oferecendo a ela no dia das mães. Com toda a certeza ela vai amar.



Para duas pessoas
Ingredientes:
Polenta
1 xícara (chá) de fubá mimoso
4 xícaras (chá) de água
2 colheres (sopa)de óleo
2 colheres (Sopa) de cebola picadinha
1 dente de alho picadinho
1 colher (sopa) de salsinha picadinha
Sal a gosto

Frango
1 k de coxinha da asa
1 dente de alho socado
Uma pitada de orégano
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
2 colheres de vinagre de vinho tinto
1 tomate sem pele e sem sementes picadinho
1 cebola pequena picadinha
1 colher (sopa) de salsinha
2 colheres (sopa) de óleo

Modo de preparar

Tempere as coxinhas de asa com o sal, a pimenta, o alho e o vinagre, deixe marinando por pelo menos 1 hora.
Coloque o fubá em um recipiente e junte 1 xícara de água. Reserve.
 Em uma panela esquente o óleo e frite o alho e a cebola, junte as 3 xícaras de água restante, coloque o sal e a salsinha e deixe ferver. Assim que ferver coloque o fubá dissolvido na água que estava reservado mexendo vigorosamente para não empelotar. Deixe cozinhando com a panela tampada (a polenta quando está cozinhando  espirra) por mais ou menos 40 minutos mexendo de vez em quando.

Em outra panela prepare o frango. Coloque o óleo para esquentar e sele as coxinhas até ficarem douradinhas por igual. Junte a cebola e mexa, depois coloque o tomate e mexa mais um pouco e conforme vai secando junte um pouquinho de água até que a coxinha fique macia e forme um molhinho. No final do cozimento junte a salsinha.

Homenageada de hoje - Dorotéa

Minha saudade. Mãe do Neacir, da Jandira,do Odair, da Ivanilde, do Jamil e da Maria de Lourdes. Mulher que só conheceu o trabalho como inspiração na sua luta pela vida, franca, sem meias palavras, que dizia a coisa certa na hora certa mas que nunca abrigou em seu coração nenhuma espécie de rancor.

10 comentários:

  1. Belo prato! O franguinho deve ser uma maravilha. Na Ilha da Madeira, onde vivo fazemos algo parecido com a polenta, que é o milho cozido.
    Foi a minha avó que me ensinou. Qualquer dia faço, tiro fotos e publico. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Linda homenagem Lourdes!Eu também adoro a polenta beeem molinha e acompanhada desse frango...delícia total!Beijão... que bom você estar de volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUe linda homenagem, Lourdes!Princpalmente com sua comida preferida.
      Bj,
      Lylia

      Excluir
  3. AMIGA,
    COMIDA DE MÃE É SEMPRE BEM VINDA TEM GOSTINHO DE AMOR,
    UM GOSTINHO ESPECIAL! A SUA POLENTA FICOU COM UM ASPECTO
    DELICIOSO, ESSE FRAGO ENTÃO, HUMMMMMMM!
    LINDA HOMENAGEM AMEI!

    TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Lourdes querida seu post me emocionou profundamente, linda sua homenagem à mamãe, sinto muita falta da minha também, saudades imensas da comida gostosa dela, comida de mãe não tem igual mesmo. Adoro polenta assim, molinha e com frango é a perfeição total. Bela sugestão, singela homenagem. Bjos ótima semana

    ResponderExcluir
  5. Lourdes, Lourdes, nunca fiz polenta (não sou grande coisa na cozinha, não espalha! rsssss), mas a polenta com franguinho da D.Dorotéa, hummmmmm tá de babar! Acabei de falar com meu marido que vou me atrever na empreitada de fazer a polenta dela! Deus a abençoa!
    E a você, por esse carinho de homenageá-la com esta gostosa recordação!
    Bjsssssssssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  6. Oba, vc voltou!!! e trazendo uma homenagem lindaaaa...e um prato extremamente saboroso..comida de mãe e vó não tem igual!!! adorei...dÊ um pulinho no meu cantinho tb...bomdemesagarfoeboca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. que maravilha de comida..adoro..bela homenagem mesmo..

    ResponderExcluir
  8. que deliiiicia eu fiz e esta mais do que aprovado! Eu nunca tinha feito frango com polenta acredita rsrrs? E achei essa receita e ficou mesmo com um gostinho de comidinha de mamae!!! sinto saudades da minha maezinha também, me deixou quando eu tinha apenas 5 anos. Obrigada por compartilhar esta deliciosa receita! Beijoos Mary Seixas

    ResponderExcluir
  9. nâo preciza nem de mistura, kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir