quarta-feira, 27 de junho de 2012

Creme de agrião

Outro dia recebi  uma amiga para jantar, chegou de surpresa e  como estava frio tinha preparado uma canja somente, mas  e aí, somente um pratinho de canja assim desnudo? Para dar uma incrementada eu o servi com um fio de azeite e folhas de agrião. Ela gostou, e disse que nunca tinha experimentado, e isso é uma prática que trago de muito tempo - servir folhas verdes sobre caldo quente. Gosto muito, além de trazer um sabor a mais fica visualmente bonito e apetitoso. O agrião é uma hortaliça que contém propriedades terapêuticas, além de conter ferro, iodo e vitaminas. Minha mãe era uma pessoa muito econômica e aproveitava muito bem os alimentos. Sempre dizia: o agrião faz bem à saúde - as folhas  vai para a salada e os talos  para a sopa. Foi com ela que aprendi fazer esse creme da receita de hoje. Saber juntar em uma panela - economia, sabor e nutrição, é um aprendizado que devemos buscar. 




Ingredientes:
(três porções)


Talos de agrião
5 fatias de bacon picadas
1 dente de alho picadinho
1/2 cebola picada  
4 batatas descascadas e picadas
1 tomate picado
1/2 pimenta dedo de moça picada e sem as sementes
1 litro de caldo de carne ( se for usar o caldo de carne em tabletes cuidado com o sal)
sal o quanto baste


Modo de preparar:


Lave e pique bem miúdo os talos de agrião. Reserve. Em uma panela frite o bacon, quando dourar retire da panela e reserve. Na mesma panela refogue o alho e a cebola, junte o tomate, os talos de agrião e as batatas mexa bem e junte o caldo de carne e deixe cozinhar até ficar macio.
Coloque o caldo no liquidificar e bata. Volte o caldo para a panela prove o sal, se precisar corrija e junte o bacon reservado, deixe ferver por mais um pouquinho e sirva bem quentinho com um fio de azeite,folhas frescas de agrião e torradas.


Bom apetite!

8 comentários:

  1. LURDES,
    COM CERTEZA A SUA AMIGA ADOROU, ESTE CREME FICOU TUDO DE BOM!
    BEIJOS ♥

    ResponderExcluir
  2. E que bom que é um creme de agrião!!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. Lurdes esse é uma delícia! Também faço como a sua mãe. talo para sopa, folha para salada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca provei. Na verdade, vim de uma região que a única coisa que tomávamos mesmo fumegante era tacacá. O resto do ano todo quente, nada de dias frios. Meu abastecimento de caldos veio de canja, quando doente, e café estalado, porque também sou filha da cafeína. Mas depois que me mudei e passei a dormir de meia, com camisola comprida, eu senti uma caneca de sopas e cremes caberem super bem entre meus dedos. Estou aos poucos conhecendo as possibilidades desse universo. Com certeza, não me arrependerei de provar esse creme, que tem ingredientes irresistíveis e deve ser super cheiroso. =)

    ResponderExcluir
  5. Lourdes nunca experimentei caldos com folha verde crua, mas fiquei muito curiosa.
    O seu creme me deu água na boca.
    bjo

    ResponderExcluir
  6. Hummmm, nunca provei mas parece ótimo!!

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu. Adorei sua sopinha, vc sabe que minha mãe fazia muito sopa de feijão e na hora de colocar no prato, colocávamos folhas de agrião temperadinhas, Hummmmm que delicia, adoro folhas verdes na sopa, a cremosidade da sopa junto com a crocância das folhas é um verdadeira delicia. Excelente. Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Minha amiga isso ficou com uma cara ótima, que delicinha!!Super diferente nunca experimentei, agora preciso provar...beijão

    ResponderExcluir